Porto

12 locais mais Instagramáveis no Porto


istagrammable place Porto

As suas férias em Portugal aproximam-se e gostaria de actualizar a sua alimentação IG com conteúdo de qualidade mas não faz ideia para onde ir? Não se preocupe, estamos aqui para o ajudar. Neste artigo irá encontrar os 12 lugares mais Instagramáveis do Porto, para que possa sair com confiança e estar pronto para tirar fotografias espectaculares!


1. Ribeira

Em 1996, este distrito característico foi declarado Património Mundial da UNESCO. Aqui, uma paragem obrigatória é o Cais de Ribeira, a promenade ao longo do rio. É um dos recantos mais pitorescos – e instagramáveis – da cidade.

📍 Ribeira

Ribeira - Porto
Ribeira – Porto

2. Livraria Lello

É fã do Harry Potter? Então este local será definitivamente o seu preferido no Porto. Parece que esta encantadora livraria de 1906 inspirou J.K. Rowling na sua criação de Flourish and Blotts e a Biblioteca Hogwarts, uma vez que o escritor ensinou inglês no Porto nos anos 90. mas vale a pena! O bilhete para entrar custa 5 euros, mas pode ser reduzido a partir do preço de um livro da sua escolha.

💻 https://www.livrarialello.pt/

📍 Livraria Lello

Livraria Lello

3. Uma cave de vinho do Porto

Não há viagem ao Porto sem uma prova do licor que partilha o mesmo nome com a cidade. O Porto está cheio de adegas e adegas que oferecem visitas guiadas e serviços de degustação, mas podemos aconselhar-lhe aquela que – segundo nós – é a melhor quando se trata de relação preço-qualidade: Vinho do Porto Calém. 
A sua visita às caves será uma experiência espantosa e única na sua viagem a Portugal e irá conduzi-lo através da história do famoso vinho licoroso, desde a vindima ao engarrafamento e terminando com o envelhecimento. Obviamente, após a prova não lhe recomendamos que conduza, mas se decidir ficar nas nossas Oporto Bridges, poderá chegar à cave em apenas 15 minutos a pé!

📍 Cellar Port Wine

Porto Wine Calém

4. Jardim do Morro

O Jardim do Morro é um parque extremamente bem conservado de onde se pode ter uma óptima vista do Porto. Na verdade, está localizado em Vila Nova de Gaia, mas basta atravessar a ponte Luiz I para lá chegar, o que é bastante fixe. 

Tem visitado a cidade durante todo o dia e agora procura algum relaxamento? No Jardim do Morro encontrará um grande miradouro para apreciar um pôr-do-sol com uma bebida e algo para comer. Também é super fácil de alcançar com o metro.

📍 Jardim do Morro

Jardim do Morro

5. Stock Exchange Palace (Palácio da Bolsa)

Entre os edifícios da cidade que merecem uma visita do interior, encontra-se definitivamente o Palácio da Bolsa. A visita guiada irá levá-lo através das muitas salas. A mais espectacular será mostrada no final da visita e é a que se encontra em estilo árabe. Quando os seus companheiros de visita se forem embora, terá um ou dois minutos para tirar algumas fotografias espantosas.

💻 https://palaciodabolsa.com/

📍 Palácio da Bolsa

Palácio da Bolsa

6. Luiz I Bridge (upper deck)

Um dos símbolos do Porto é a imponente Ponte Dom Luis I. Junte-se a ela para desfrutar de uma vista deslumbrante sobre a parte antiga da cidade. 

Para conhecer as razões que levaram à sua construção devemos recuar até 1809 quando, durante a invasão napoleónica, milhares de pessoas fugiram em barcos de madeira – geralmente utilizados para transportar vinho – que na altura representavam a única forma de viajar do Porto até à cidade “gémea” de Vila Nova de Gaia. Infelizmente, os barcos não suportavam o peso da multidão em fuga. Anos mais tarde, iniciou-se a construção da Ponte Luiz I, que foi concluída em 1886.

📍 Luiz I Bridge

Luiz I Bridge

7. Capela das Almas (Chapel of Souls)

Só se pode apaixonar pela Capela das Almas, uma pequena igreja na Rua Catarina. Porquê? Obviamente para os exteriores totalmente cobertos com azulejos brancos e azuis. Ao longo da parede lateral poderá tirar algumas belas fotografias. 

Na nossa opinião, é uma das imagens mais características da cidade! Basta prestar atenção aos carros que circulam ao longo da estrada, aos peões e aos veículos estacionados na frente.

Capela das Almas

8. Clérigos Tower

A Torre dos Clérigos (Torre dos Clérigos) é um dos símbolos arquitectónicos do Porto. Com 76 metros de altura, esta torre oferece uma vista encantadora sobre a cidade. Mas prepare-se para um bom treino de pernas, porque para chegar ao topo, terá de subir quase 250 degraus.

A Torre Clérigos, desenhada pelo arquitecto italiano Niccolò Nasoni em meados do século XVIII, está situada no extremo ocidental da igreja homónima.

📍 Clérigos Tower

Clérigos Tower

9. Igreja do Carmo

A Igreja do Carmo, construída na segunda metade do século XVIII, é um dos edifícios mais representativos da arquitectura Rococó do Porto. A sua fachada lateral, que se eleva acima da cave do hospital da ordem, é completamente coberta com belos azulejos azuis e brancos – os típicos azulejos. A propósito, é fã dos azulejos portugueses? Então vai adorar os nossos Oporto Tiles!

O complexo constituído por esta igreja e pela adjacente Igreja das Carmelitas é classificado como monumento nacional. A igreja tem uma única nave. No interior, existem vários “retablo” rococó em madeira talhada e dourada, que foram feitos por Francisco Pereira Campanhã no século XVIII, e representam temas típicos da Paixão de Cristo: a prisão, a flagelação, a coroação de espinhos e a morte.

📍 Igreja do Carmo

Igreja do Carmo

10. Capela do Senhor da Pedra

Esta capela à beira-mar situa-se a apenas 20 minutos de carro do centro do Porto e merece uma visita, especialmente durante a hora dourada. Parece sair directamente de uma página de um livro de contos de fadas! Esta capela é também facilmente acessível por comboio, partindo do Porto (estação de Sáo Bento) e descendo na paragem de Miramar.

📍 Capela do Senhora Da Pedra

Capela do senhor da Pedra

11. Miradouro das Virtudes

Outro lugar perfeito para admirar o pôr-do-sol no final de um longo dia de caminhada é definitivamente o Miradouro das Virtudes, que não fica longe do bairro judeu. Está localizado no interior do Jardim das Virtudes, um pequeno jardim, colocado na encosta de um monte verde que apresenta uma série de terraços.

Para além de ser pouco frequentado a qualquer hora do dia e da noite, da parte mais alta poderá ver as adegas de Vila Nova de Gaia, para além do Douro. Existem duas portas de entrada ao parque: uma situa-se no final de uma descida íngreme e permite o acesso directo à parte inferior dos jardins, enquanto a outra se situa no Passeio das Virtudes (parte superior). Enquanto o primeiro portão fecha às 18.00, o segundo portão permanece aberto até às 19.00/20.00, dependendo da estação do ano.

📍Miradouro das Virtudes

Miradouro das Virtudes

12. Jardim do Palácio de Cristal

Um destino para os amantes de música e eventos desportivos – que acolhe ao longo do ano – o Palácio de Cristal desfruta de uma vista deslumbrante sobre o Rio Douro e os Jardins Românticos, uma vez que está localizado na parte superior da cidade. No seu interior existe uma biblioteca multimédia, um auditório e uma cafetaria. O jardim, que está entre os mais bonitos de toda a cidade, está localizado na Rua D. Manuel II e pode ser facilmente alcançado pelos autocarros n.º 3, 20, 35, 37.

📍 Jardim do Palácio de Cristal

Jardim do Palácio de Cristal

Então, está pronto para começar a tirar fotografias? Sugerimos-lhe estes locais como os mais instagramáveis do Porto, e estamos certos de que não ficará desapontado com a nossa escolha. Contudo, se conhecer algum outro lugar absolutamente fantástico para uma alimentação Instagram de alta qualidade, não hesite em escrevê-los nos comentários!



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *